
Por que minha empresa deveria estar na Internet?
Essa é uma dúvida muito comum não só dos empresários mas também dos prestadores de serviços autônomos.
Se o atual cenário tecnológico oferece uma ampla variedade de ferramentas e o seu acesso está ao alcance da maioria dos indivíduos, por qual razão uma pessoa física ou jurídica não teria uma presença na Internet? Vou abordar neste e nos próximos artigos os motivos para investirem em sua presença digital, os possíveis fatores que dificultam este primeiro passo e, por último, ajudar a entender as diferenças entre ter um website e um perfil nas redes sociais.
Vamos começar pelas motivações, isto é, algo que faça você refletir a importância de buscar um lugarzinho no ciberespaço e fincar sua bandeira.
O primeiro é basicamente uma associação lógica. Imagine que há algumas décadas atrás milhares de empresas corriam e pagavam para garantir presença nas "Páginas Amarelas", um catálogo impresso, monstruoso e claro, amarelo (veja a imagem de capa deste artigo). Ele foi adotado em vários países como fonte de consulta para encontrar serviços e produtos, bem ao estilo de um "classificados". Aqui no Brasil, o primeiro foi editado em 1947 e fez sucesso ao longo de muitos anos. Se você é dessa época, vai compreender com mais facilidade que a razão de anunciar nele é a mesma em relação a marcar presença na grande rede. A diferença é que hoje este catálogo enorme é o Google.
O segundo motivo é mais óbvio, estamos mais digitais a cada dia. Segundo pesquisas recentes do IBGE, os usuários de internet em 2020 somam 169 milhões aqui no Brasil. Isso é quase 80% da população e para chegar até este público, você vai precisar se apresentar em algum formato digital para ser visto em um celular, tablet ou computador.
Um outro argumento fácil é que seus concorrentes já devem ter reservado seus espaços na Internet, mas não se preocupe, tem vaga para todo mundo, ou melhor, tem bytes pra todos. E este não é um caso do tipo "maria-vai-com-as-outras". Não é uma roupa que todos acham tosca mas dizem que é fashion porque algum famoso está usando. A Internet não é moda, é um meio fabuloso de comunicação em massa, é uma rede que interliga tudo a todos.
Por fim, não menos importante, reservar um lugar na Internet para o seu negócio, não será apenas construir um cartão de visita digital, mas também dará visibilidade de seus serviços e produtos com imagens, vídeos, detalhes e esclarecimentos, que servirão de motivação para realizar vendas. A sua história, os canais de atendimento e os depoimentos trarão confiança. O conjunto de suas informações permitirá ampliar ainda mais a possibilidade de fechar novos negócios.
E é aí que nós entramos. A Legra possui as ferramentas ideais e robustas para construir estes espaços para apresentação de produtos através de imagens e textos; contar a sua história e apresentar sua equipe; elaborar formulários e disponibilizar outros canais de atendimento para seus clientes. Você pode conferir como clicando aqui.
Mas, e se a questão não passar pela motivação, ou seja, se as pessoas entendem que é importante estar na Internet, por que muitas ainda não estão? Imagino alguns fatores para elas não estarem lá e quero compartilhá-los com você. Mas faremos isso no próximo artigo. Até lá.